Bandeira Azul faz Praia do Peró virar exemplo para outras cidades


Certificação garante qualidade da água e da areia, além de segurança, mobilidade e acessibilidade


Em 20/12/2018

Bandeira Azul faz Praia do Peró virar exemplo para outras cidades

Certificação garante qualidade da água e da areia, além de segurança, mobilidade e acessibilidade

O Globo

RIO - Com uma paisagem de arrancar suspiros, a Praia do Peró, em Cabo Frio, não é mais só um exemplo de beleza, mas de sustentabilidade. O local recebeu a Bandeira Azul, o troféu mais cobiçado dos destinos turísticos.

O selo internacional foi certificado pela Fundação de Educação Ambiental, com sede na Dinamarca.

A certificação garante a qualidade da água, areia, segurança, mobilidade e acessibilidade da praia. Ao todo, 34 critérios são avaliados pelo júri, formado por representantes dos Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente, das Cidades e do Serviço de Patrimônio da União. O título conquistado na Região dos Lagos é o primeiro fora da capital. Até então, apenas a Prainha, na Zona Oeste do Rio, ostentava o selo no estado.

PRAIA DO PERÓ RECEBE BANDEIRA AZUL

Com a conquista, a Praia do Peró passou a ser exemplo para outras cidades, como Búzios e Angra dos Reis. O prefeito de Angra, Fernando Jordão, e o presidente da Associação Comercial e do Sindicato dos Hotéis de Búzios, Thomas Weber, já buscaram informações e orientações sobre o projeto.

A praia passou por dois anos de testes mensais e muito envolvimento da sociedade civil, que realizou diversas ações de conscientização ambiental com a população local. A busca pela certificação foi uma iniciativa do movimento Amigos do Peró.

— Há quatro anos, procuramos a coordenadora nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, quando ela esteve no Rio para renovar a certificação da Prainha. Levamos.

ÁREA RESERVADA
REGISTER FORM
refresh captcha